Intolerância à lactose: Quanto tempo leva da ingestão do alimento aos primeiros sintomas?

  • +A
  • -A

A intolerância à lactose é caracterizada pelo Ministério da Saúde como uma deficiência ou ausência de lactase, uma enzima responsável pela quebra do açúcar do leite, a lactose, facilitando sua digestão. Pacientes que sofrem com esse problema, dependendo da severidade do caso, podem sofrer com uma série de sintomas, como gases, flatulência e dor abdominal, após o consumo de alimentos com leite ou derivados. Afinal, em quanto tempo os sintomas começam a se manifestar?

Intolerância à lactose causa sintomas pouco tempo depois da ingestão dos alimentos lácteos

Um dos problemas da intolerância à lactose é a velocidade dos sintomas, que pode gerar situações desagradáveis ou desconfortáveis para pacientes que não seguem o tratamento. “Os sintomas geralmente ocorrem após 30 minutos a 2 horas da ingestão da lactose”, afirma a gastroenterologista Amanda Medeiros. “A fermentação da lactose pela flora bacteriana leva ao aumento do trânsito intestinal e da pressão intracolônica, podendo ocasionar dor abdominal e sensação de inchaço no abdome”.

O processo de digestão normal da lactose envolve a enzima lactase, que quebra esse açúcar do leite em moléculas menores (como a galactose), que são absorvidas pelo intestino delgado. Em pacientes com intolerância, a lactose não é quebrada nem absorvida e, em vez disso, é fermentada por bactérias no cólon, gerando os sintomas desconfortáveis. “Os sintomas da intolerância são inespecíficos, como desconforto e distensão abdominais, dores, diarreia, náuseas e gases, podendo ser confundidos com outros problemas intestinais que causam sintomas semelhantes”, completa a médica.

Tratamento oferece maior segurança e conforto aos pacientes

A velocidade de manifestação dos primeiros sintomas é um dos motivos da importância do tratamento adequado para pacientes com intolerância à lactose. Ainda que medidas como a redução ou restrição do consumo possam ser adotadas no início do tratamento, elas não são obrigatórias. A peça mais importante, no entanto, é a suplementação da enzima lactase, que pode ser encontrada em comprimidos, e deve ser consumida antes das refeições, especialmente aquelas que a pessoa sabe que tem leite e/ou derivados ou, alternativamente, se não tem como ter certeza se é livre de laticínios. 

 

Dados do Ministério da Saúde:

http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2199-intolerancia-a-lactose

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS

E-mail cadastrado com sucesso.

3 comentários para "Intolerância à lactose: Quanto tempo leva da ingestão do alimento aos primeiros sintomas?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.