É possível “prever” a intolerância à lactose antes de apresentar os desconfortos comuns da condição?

  • +A
  • -A

A intolerância à lactose é uma condição que afeta a absorção dessa substância pelo organismo. Por isso, quando consome leite ou derivados, a pessoa que sofre com ela acaba sentindo desconfortos. Mas será que antes mesmo desses problemas começarem a aparecer, é possível prever a potencial existência da intolerância?

Intolerância à lactose é geneticamente determinada

Dr. Edir Porto, gastroenterologista, destaca que existe uma camada da população que tende a ter maior predominância da condição. De acordo com ele, negros, índios e asiáticos tem uma alta prevalência de intolerância a lactose.

Mesmo não sendo possível evitar a condição, já que ela é geneticamente determinada, é importante seguir uma dieta balanceada que poderá oferecer maior qualidade de vida para o intolerante:

“Uma dieta adequada consegue evitar desconfortos, como gases, distensão abdominal, náuseas, vômitos e outros, dependendo da quantidade de lactose ingerida e de quão grave é cada caso”, afirma a nutricionista Fernanda de Almeida Teixeira.

E o Dr. Edir acrescenta: “não só no contexto de intolerância à lactose, mas em uma dieta ideal, sempre buscar o consumo dos nutrientes de forma mais diversificada possível”. 

Ainda assim, é preciso lembrar também que a busca pelo especialista é fundamental para determinar se a intolerância à lactose é passageira e provocada por algum outro aspecto. Nesses casos, o problema não persiste. 

Saiba o que você precisa notar antes de agendar a consulta.

Intolerante não precisa evitar completamente alimentos com lactose

A dieta restrita não precisa ser uma realidade em todos os dias ou refeições. O intolerante à lactose pode apreciar alimentos como bolos, pizzas e milk shakes consumindo antes a enzima lactase. Ela ajuda na absorção da lactose, evitando os desconfortos. 

Assim, o intolerante à lactose pode apreciar encontros com amigos e a culinária local em uma viagem, por exemplo, sem que haja uma preocupação tão grande com a restrição.

Confira como é definida a quantidade de enzima lactase que cada intolerante à lactose deve tomar.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Edir S. Porto Junior

Dr. Edir S. Porto Junior

Gastroenterologia

CRM: 5284183-8 / RJ

Fernanda de Almeida Teixeira

Fernanda de Almeida Teixeira

Nutrição

CRM: 18100207 / RJ

TAGS

E-mail cadastrado com sucesso.

Nenhum comentário para "É possível “prever” a intolerância à lactose antes de apresentar os desconfortos comuns da condição?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.