Intolerância à lactose: como conscientizar amigos e familiares e lidar com a dieta? Dicas de especialistas em gastroenterologia e nutrição.

  • +A
  • -A

Você já se encontrou em uma situação em que teve que explicar para seus amigos ou familiares sobre a intolerância à lactose? Infelizmente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essa condição e a melhor forma de lidar com ela. Por isso, conversamos com um gastroenterologista e uma nutricionista para entender como conscientizar as pessoas ao nosso redor e garantir um convívio mais tranquilo e saudável para quem sofre com a condição.

 

Como conscientizar amigos e familiares

A intolerância à lactose é uma condição cada vez mais comum e é fundamental que as pessoas próximas a um intolerante saibam sobre sua condição. Conversar sobre o assunto e explicar a importância de uma dieta específica pode ajudar a esclarecer dúvidas e evitar desconfortos.

 

O diagnóstico precoce da intolerância à lactose

Segundo o Dr. Edir Porto, gastroenterologista, fazer o diagnóstico o mais cedo possível é fundamental. Se houver suspeita de intolerância, é importante realizar o teste de tolerância à lactose e, em caso de resultado positivo, buscar ativamente o mesmo diagnóstico em familiares. Já a nutricionista, Fernanda de Almeida Teixeira, destaca que é importante que as pessoas próximas saibam do diagnóstico do intolerante e conversem sobre alimentos permitidos e não permitidos, além de métodos paliativos como o uso da enzima lactase em situações específicas.

É importante ressaltar que a intolerância à lactose não é uma limitação, mas sim uma condição que pode evoluir com sintomas desconfortáveis. De acordo com o Dr. Edir Porto, gastroenterologista, é uma doença benigna que não evolui para outras doenças ou afeta o estado de saúde do indivíduo. Também é fundamental que as pessoas próximas respeitem as opções de dieta do intolerante e, caso haja necessidade de preparar alimentos com lactose, é importante avisá-lo com antecedência para que possa se preparar para o evento em questão, destaca Fernanda de Almeida Teixeira, nutricionista.

 

A conscientização é fundamental para conviver com a intolerância à lactose

Conscientizar amigos e familiares sobre a intolerância à lactose é fundamental para que o intolerante possa ter uma vida mais tranquila e sem desconfortos. Conversar sobre o assunto e explicar sobre a importância de uma dieta específica e opções paliativas pode ajudar a esclarecer dúvidas e evitar situações constrangedoras.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS

E-mail cadastrado com sucesso.

Nenhum comentário para "Intolerância à lactose: como conscientizar amigos e familiares e lidar com a dieta? Dicas de especialistas em gastroenterologia e nutrição."
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.