Zero lactose: não intolerantes também se beneficiam com os produtos?

  • +A
  • -A

Na rotina do intolerante, os produtos zero lactose já são algo comum. Afinal, para manter alguns pratos, é preciso adaptá-los para evitar desconfortos. Porém, pessoas que não possuem a condição também podem ser beneficiadas por essas linhas alternativas zero lactose?

Conheça os desconfortos das crises de intolerância à lactose.

Produtos zero lactose oferece diversas vantagens para o intolerante

De acordo com o gastroenterologista, Dr. Edir Porto, esses produtos diminuem os desconfortos comuns do intolerante. Gases, inchaços, náuseas, diarreia e cólicas quando consome leite ou derivados são alguns deles. 

“Esses sintomas gastrointestinais, principalmente, não acontecem, melhorando a digestão dos alimentos e, por consequência, a disposição do indivíduo intolerante a lactose”, complementa a nutricionista Natalia Gomes Pimenta. 

A profissional explica que os alimentos zero lactose possuem leite e derivados na composição. A diferença é que a enzima lactase já está inserida no produto para quebrar a lactose e facilitar a digestão. 

Hoje, é possível encontrar no mercado itens como o próprio leite, iogurte, manteiga, chocolate, requeijão, queijo, entre outros. Diante dessa variedade, é comum se questionar sobre adequar a sua dieta mesmo não sendo intolerante. Porém, os produtos zero lactose não oferecem as mesmas vantagens para quem não convive com a condição.

Aproveite para conferir opções de receitas sem lactose para inserir no dia a dia.

Não intolerantes à lactose não devem consumir zero lactose com frequência

Ao compartilhar uma rotina com um intolerante à lactose, aqueles que não são acabam se adaptando a uma dieta mais restrita. A pergunta é: essa escolha traz benefícios, ao optar pelos produtos zero lactose?

A nutricionista Natalia levanta algumas questões importantes para responder a esse questionamento:

“Se esse consumo for constante e limitado a apenas produtos sem lactose, o indivíduo não intolerante pode começar a manifestar sintomas de intolerância se voltar a consumir alimentos com lactose. Isso ocorre porque algumas enzimas do nosso corpo são produzidas diante do nosso consumo alimentar. Ou seja, se não são ingeridos alimentos com lactose, não há necessidade da produção de enzima lactase, fazendo com aquele consumidor acabe apresentando sintomas adversos como dor e inchaço abdominal”, explica a nutricionista. 

Por isso, é importante relembrar que os benefícios dos produtos zero lactose são voltados para aqueles que convivem com a condição. Quem não tem restrições alimentares, pode ter uma variedade de contato com diferentes tipos para evitar desenvolver problemas futuros. 

Viu como é importante saber os objetivos de cada alimento e como ele pode agir de forma diferente para cada organismo? Em caso de dúvidas, consulte o seu especialista previamente.  

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Edir S. Porto Junior

Dr. Edir S. Porto Junior

Gastroenterologia

CRM: 5284183-8 / RJ

TAGS

E-mail cadastrado com sucesso.

Nenhum comentário para "Zero lactose: não intolerantes também se beneficiam com os produtos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.