Receita sem lactose: chocotone e panetone para o intolerante

  • +A
  • -A

Com a chegada das festas de fim de ano, as comidas típicas são ainda mais procuradas. O chocotone e o panetone são alguns dos itens que se destacam nas ceias, sendo amados por muitos. Porém, para o intolerante à lactose, se deliciar com eles pode ser um problema. Para evitar os desconfortos comuns da condição por ingerir alimentos com leite ou derivados, trouxemos uma receita sem lactose para deixar as datas comemorativas mais deliciosas e completas. 

Acesse para conferir outras opções de receita sem lactose.

Especial de Natal: receita sem lactose é fácil e deixa as festas mais incríveis

A receita sem lactose é do site Diário Sem Lactose e foi ligeiramente adaptada do Chef Edu Guedes. Pronto para encantar a sua família e comer sem se preocupar? Confira!

Ingredientes:

Esponja

Meia xícara de chá de água morna;

Meia xícara de chá de farinha de trigo;

2 tabletes de fermento biológico fresco (ou o equivalente em fermento em pó).

 

Massa

Meia xícara de chá de leite vegetal (deve estar morno);

4 gemas;

3/4 xícara de açúcar;

Uma pitada de sal;

100 gramas de creme vegetal;

Uma colher de sobremesa de essência de panetone;

500 gramas de farinha de trigo.

 

Recheio

Panetone: 

Meia xícara de frutas cristalizadas;

Meia xícara de uvas passas;

Meia xícara de nozes picadas.

 

Chocotone: 

Duas xícaras de chocolate sem lactose picado em pedaços médios.

Modo de preparo:

Primeiramente, prepare a esponja. Para isso, misture a água, a farinha e o fermento em um recipiente. Deixe descansar em um local abafado até que ela cresça e espume. Isso deve levar cerca de 30 minutos. 

Então, pegue essa esponja e o creme vegetal, o açúcar, as gemas, o sal, a essência e o leite vegetal morno e misture tudo. Em seguida, acrescente a farinha aos poucos e mexa até obter uma massa bem homogênea.

Observação: não precisa sovar, apenas misturar. Fique atento caso a massa grude nas mãos. Se sim, acrescente um pouco de farinha (com cuidado para não perder o ponto). A massa deve ter uma consistência lisa e macia. 

Depois disso, deixe a massa descansar em local abafado por aproximadamente uma hora para dobrar de tamanho. 

Então, divida o resultado em duas partes. Abra-as o máximo que conseguir e distribua os itens para o recheio (uma de frutas cristalizadas e outra com chocolate). Enrole-as como um rocambole e leve à uma forma propícia. Deixe descansar novamente para dobrar de tamanho em local abafado. 

Dica: faça um x com o auxílio de uma faca no topo das massas e coloque para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por 40 minutos. 

Envie sua própria receita sem lactose para o site e compartilhe com outras pessoas

Prontinho! Você também pode decorar em cima, como preferir. Viu como dá para deixar o Natal ainda mais divertido para o intolerante à lactose?

Caso você também tenha alguma receita sem lactose, envie para o site e compartilhe com outras pessoas que também querem ter um dia a dia mais lév, experimentando pratos diferentes e saborosos. Basta mandar para o e-mail: levtylactase@gmail.com.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS

E-mail cadastrado com sucesso.

Nenhum comentário para "Receita sem lactose: chocotone e panetone para o intolerante"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.