Quais são os principais sintomas da intolerância à lactose?

  • +A
  • -A

A intolerância à lactose causa diversos sintomas incômodos, que se manifestam pela dificuldade do organismo do paciente em digerir esse açúcar do leite. De acordo com o Ministério da Saúde, a intolerância consiste na deficiência ou ausência da lactase, que é a enzima que faz esse trabalho de decomposição da lactose em carboidratos mais simples e de absorção mais fácil. 

Sintomas mais marcantes da intolerância à lactose


“Os sintomas da intolerância à lactose são variados e se manifestam de acordo com o nível de intolerância que o paciente apresenta. Dor abdominal, gases, distensão abdominal ou  diarreia são alguns dos sintomas que normalmente são mais relatados”, informa a nutricionista Giovana Morbi. Ainda segundo o Ministério da Saúde, a severidade dos sintomas depende da quantidade de lactose ingerida. 

Estas manifestações clinicas causam bastante desconforto e, portanto, comprometem significativamente a qualidade de vida do paciente. Por isso, é importante iniciar o quanto antes o tratamento adequado para controle do quadro. A presença de um profissional é imprescindível, pois somente com orientação especializada é possível atingir o resultado desejado.

Os sintomas da intolerância podem ser controlados com dieta adequada e com a suplementação da enzima lactase, responsável pela quebra da lactose – o açúcar do leite – em moléculas menores, facilitando o processo digestivo.

Recomendações de uso do suplemento de lactose


O suplemento de lactase pode ser utilizado, por exemplo, quando o paciente vai viajar ou passar o dia todo na rua. Como é mais difícil saber se há ou não elementos lácteos na comida fora de casa, é prudente
ter em mãos esse recurso para evitar eventuais desconfortos pela ingestão de algo contendo leite que não era esperado. A suplementação de lactase é muito simples: basta tomar uma cápsula mastigável antes de qualquer refeição com suspeita de presença de leite e derivados. 

 

Dados do Ministério da Saúde:

http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2199-intolerancia-a-lactose

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Giovana Morbi

Giovana Morbi

Nutrição

CRM: 34076 / SP

TAGS

E-mail cadastrado com sucesso.

9 comentários para "Quais são os principais sintomas da intolerância à lactose?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.