O que é intolerância à lactose? Qualquer pessoa pode ter?

  • +A
  • -A

A intolerância à lactose nada mais é que a dificuldade que o organismo humano tem de digerir a lactose, o principal açúcar do leite. A responsável por esse trabalho é a enzima lactase, que quebra a lactose para facilitar sua absorção pelo corpo. No entanto, nas pessoas intolerantes, segundo o Ministério da Saúde, essa enzima está em falta ou não consegue atuar de forma eficiente. 

Segundo o gastroenterologista Stéfano Gonçalves, a intolerância à lactose não é uma doença, mas sim um fenômeno natural. “Nosso organismo está preparado para digerir a lactose logo que nascemos até os primeiros anos de vida”, afirma o médico. Afinal, o leite materno, rico em lactose, é o principal alimento dos bebês e a amamentação é bastante recomendada pelos principais órgãos de saúde ao redor do mundo. 

Maioria das pessoas tem intolerância à lactose

 

No entanto, a partir dos dois anos de idade, o intestino começa a diminuir a produção da enzima lactase. “Algumas pessoas perdem a produção mais e outras menos, umas mais cedo e outras mais tarde, mas de 70% a 75% da população mundial terá intolerância à lactose em algum momento”, explica o especialista. 

Vale destacar que alguns bebês já nascem sem a produção de lactase por causa de problemas genéticos, mas são casos considerados mais raros. Em outro grupo, também menos numeroso, a queda na fabricação da enzima é resultado de doenças intestinais ou da desnutrição.

De acordo com Dr. Gonçalves, surgiram alterações genéticas em alguns grupos populacionais que permitiram que a fabricação de lactase continuasse ao longo da vida: “Por isso que apenas 4% dos dinamarqueses têm intolerância, contra 100% dos sul-coreanos, por exemplo. No Brasil, cerca de 70% da população é intolerante à lactose”. 

Entenda os efeitos da intolerância à lactose no intestino

 

O gastroenterologista explica ainda que qualquer pessoa pode ter intolerância à lactose, já que na grande maioria dos casos, trata-se de um problema genético e inevitável. “Nos intolerantes, a lactose fica no intestino, onde é fermentada por bactérias, produzindo gases e tornando as fezes ácidas. Isso vai causar desconforto, borborigmos (aquele barulho no intestino) e pode provocar diarreia”, alerta o médico.

Embora a produção de lactase comece a cair por volta dos 2 anos de idade, os sintomas  podem só surgir entre os 20 e os 40 anos. “Isso varia muito, não só por causa da produção da lactase, mas também da quantidade de lactose na dieta”, conclui o especialista. 

 

Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/31221-intolerancia-a-lactose-pode-surgir-em-qualquer-idade-saiba-como-identificar-o-problema

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Stéfano Gonçalves Jorge

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge

Gastroenterologia

CRM: 88173 / SP

TAGS

E-mail cadastrado com sucesso.

4 comentários para "O que é intolerância à lactose? Qualquer pessoa pode ter?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.