Intolerância à lactose: por que algumas pessoas têm mais desconfortos do que outras?

  • +A
  • -A

A intolerância à lactose é uma condição que atinge muitas pessoas. Basicamente, ela é a incapacidade que alguns organismos têm de absorver a lactose por conta da baixa produção da lactase. Essa enzima é responsável por quebrar a lactose para que possa ser absorvida corretamente. Por isso não acontecer, os intolerantes passam pelos desconfortos da condição. Porém, fica a pergunta: por que alguns tendem a sofrer mais do que os outros?

Para tentar entender esses aspectos da intolerância à lactose, conversamos com especialistas. Confira agora e saiba mais!

Ausência total ou parcial da produção de lactase é determinante 

De acordo com o gastroenterologista, Dr. Edir Porto, é preciso observar a quantidade de produção de enzima lactase do paciente. 

“A intolerância pode ser caracterizada pela ausência total ou parcial da enzima. Fazendo, então, com que alguns indivíduos sejam parcialmente intolerantes e apresentando menos sintomas do que aqueles totalmente intolerantes”, explica o médico.

Identificar a intolerância à lactose é o primeiro passo para entender as particularidades de cada condição

Porém, para saber mais sobre as características individuais da intolerância à lactose de cada pessoa, é preciso observar os desconfortos para chegar à suspeita do problema. 

De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, os problemas começam a aparecer cerca de 30 minutos a duas horas após a ingestão de comidas ou bebidas com leite ou derivados. Dentre os desconfortos mais comuns, estão a diarreia, náusea (e, às vezes, vômito), dores abdominais, inchaço e gases.

Faça o teste e veja se você pode ter intolerância à lactose.

Ao perceber que o seu problema pode verdadeiramente ser a intolerância à lactose, é preciso consultar o especialista e seguir com os testes específicos. Mas não fique preocupado, com a suplementação de enzima lactase, você pode comer seus pratos favoritos minimizando os desconfortos. Entender o grau de intensidade no qual eles atingem você também será importante para determinar a quantidade de suplemento que será necessário para o seu caso. Então, não perca tempo.

Saiba mais sobre a quantidade de enzima lactase recomendada.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Edir S. Porto Junior

Dr. Edir S. Porto Junior

Gastroenterologia

CRM: 5284183-8 / RJ

TAGS

E-mail cadastrado com sucesso.

Nenhum comentário para "Intolerância à lactose: por que algumas pessoas têm mais desconfortos do que outras?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.