Crise de intolerância à lactose: quais são os sintomas?

  • +A
  • -A

Como em qualquer condição, o recomendado é que se mude alguns hábitos e pratique certas ações para evitar momentos de amplitude dos sintomas. Para quem é intolerante à lactose, isso não é diferente. Porém, para entender a crise de intolerância à lactose, é preciso compreender alguns aspectos importantes relacionados ao problema. 

Descubra como a crise de intolerância à lactose é originada

De acordo com a nutricionista Andrea Villagelim, a lactose é um carboidrato presente no leite e em derivados. Para a sua quebra, ela precisa da enzima lactase, consequentemente facilitando a absorção. 

“Quando essa quebra não ocorre pela ausência parcial ou total da enzima lactase, ocorrerá uma fermentação excessiva que poderá causar inúmeros desconfortos gastrointestinais”, explica a nutricionista. O Dr. Edir Porto complementa: “quando não ocorre a quebra da lactose pela enzima lactase, ela não é absorvida pelo intestino. As bactérias ali presentes fermentam a lactose, produzindo a distensão abdominal e os outros sintomas”, explica o gastroenterologista. 

Veja o que muda na rotina da pessoa para evitar crise de intolerância à lactose

Segundo Andrea, os desconfortos comuns da condição podem ocorrer após 30 a duas horas do consumo de alimentos lácteos. Ela lista, dentre os sintomas: enjoo, flatulência, diarreia, cólica e estufamento abdominal. 

Quais as principais consequências das crises que acometem o intolerante?

De acordo com o Dr. Edir, não existem consequências graves da condição por si só. Porém, a crise de intolerância à lactose deve ser vista de perto para manter o bem-estar do paciente. 

Outra questão que não deve ser negligenciada no que diz respeito à crise de intolerância à lactose, diz respeito ao consumo de cálcio. Veja o que deve ser feito em relação a isso. 

A recomendação, porém, é seguir as orientações dos especialistas que acompanham o seu caso. Eles podem apresentar uma dieta com restrições, sugerir o consumo de enzima lactase quando quiser fugir um pouco das receitas sem lactose, além de observar os sintomas e desconfortos, personalizando o cuidado.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Edir S. Porto Junior

Dr. Edir S. Porto Junior

Gastroenterologia

CRM: 5284183-8 / RJ

Andrea Siliveste Brasil Villagelim Bizerra

Andrea Siliveste Brasil Villagelim Bizerra

Nutrição

CRM: CRN 07100012 / RJ

TAGS

E-mail cadastrado com sucesso.

4 comentários para "Crise de intolerância à lactose: quais são os sintomas?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.