Como funciona o processo de digestão da lactose?

  • +A
  • -A

A digestão é um processo complexo que começa já na mastigação dos alimentos e envolve vários órgãos. Em linhas gerais, o objetivo é quebrar os alimentos em componentes cada vez menores, facilitando a absorção pelo organismo que usa os nutrientes para se manter.

Para algumas pessoas, no entanto, alguns alimentos podem se tornar um inconveniente devido a deficiências na produção de enzimas, como a lactase, responsável pela quebra do açúcar encontrado em leite e derivados. Esse é o caso de quem tem intolerância à lactose, um problema digestivo que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, atinge pelo menos 40% dos brasileiros. Afinal, como funciona o processo de digestão da lactose?

Lactase quebra a lactose em componentes menores


Quem tem intolerância à lactose deve conhecer a sensação de desconforto após comer laticínios, especialmente em grandes quantidades. Isso acontece porque, sem a lactase, esse açúcar não consegue ser absorvido no intestino delgado. “A lactose é o açúcar encontrado no leite e em seus derivados”, explica a gastroenterologista Amanda Pereira Medeiros. “Ela é absorvida ao longo da mucosa intestinal, principalmente no jejuno, por meio da atividade da enzima lactase”. Nesse processo, a lactase quebra a lactose (um processo chamado de hidrólise) em dois açúcares mais simples, a glicose e galactose, que podem ser absorvidos pelo organismo.

Na ausência ou presença insuficiente da lactase, o processo não ocorre dessa forma e, daí, derivam os desconfortáveis sintomas típicos da intolerância à lactose sem tratamento. “Quando houver maior ingestão de lactose que o possível de ser metabolizado pela quantidade de lactase existente, parte da lactose não será hidrolisada e não será absorvida no intestino delgado”, informa Dra. Amanda. “Essa lactose irá diretamente para o cólon e será convertida em ácidos graxos de cadeia curta, gás carbônico e gás hidrogênio pelas bactérias da flora, produzindo acetato, butirato e propionato”. Disso, decorrem os sintomas como gases, flatulência e distensão abdominal, por exemplo.

Sintomas da intolerância à lactose se manifestam pouco tempo depois das refeições

 

Quem tem intolerância à lactose provavelmente sabe que o desconforto não costuma demorar após a ingestão dos alimentos derivados do leite, podendo começar a se manifestar a partir de 30 minutos depois do consumo do alimento. Por isso, para evitar problemas, é importante estar sempre com o suplemento de lactase à mão e ingerir antes de comer, especialmente em refeições fora de casa, onde não dá para saber com certeza se há ou não leite ou derivados na composição, impedindo possíveis momentos de desconforto aos pacientes. 

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/intolerancia-a-lactose/ 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS

E-mail cadastrado com sucesso.

6 comentários para "Como funciona o processo de digestão da lactose?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.